Histórias

A aventura dos sonhos de Pedro Oliva

Pedro Oliva, aventureiro de caiaque de águas brancas, compartilha as suas aventuras favoritas na água.

Ao longo de muitos anos viajando e conhecendo culturas e ambientes novos e vibrantes, tive muita sorte de passar por inúmeras experiências impressionantes.

Mas as aventuras na água são especiais. Para mim, a água é o elemento que me dá vida. Mergulhar no mar, descer cascatas com meu caiaque, surfar ou simplesmente admirar um kite surfer balançando no vento – esses são momentos que me hipnotizam e transmitem uma sensação de paz absoluta.

Transportar nosso equipamento para esses lugares, parar na beira da água e começar o dia de atividades é uma terapia. É uma forma de nos conectar à natureza.

Então, estas são três das minhas aventuras favoritas: Papua-Nova Guiné, Antártida e Índia!

Papua-Nova Guiné

A aventura mais desafiadora foi no Rio Beriman na Papua-Nova Guiné. Com um pequeno grupo de canoístas, explorei desfiladeiros com mais de 1000 metros de profundidade – provavelmente a experiência mais arriscada e perigosa da minha vida.

Após chegar à Papua-Nova Guiné, gastamos vários dias nos preparando para o que se tornou a nossa aventura mais desafiadora até então. Ben Stookesberry, Chris Korbulic, Ben Marr e eu fizemos a primeira e única descida da história do Rio Beriman, um dos locais mais remotos da Terra.

Passamos 13 dias presos em 1000 metros de um desfiladeiro sem ideia do que estava por vir. Descemos corredeiras e cachoeiras com o pensamento constante de que em breve daríamos adeus às nossas vidas.

A atenção e o esforço enormes necessários para nos mantermos vivos em condições tão extremas nos esgotou física e mentalmente. Contraímos infecções em nossos pés causadas por bactérias que consomem a pele e os deixam em carne viva. Vimos animais que a ciência ainda tem de descobrir e encontramos comunidades locais que vivem em total isolamento. Encarar a morte várias vezes fez com que enfrentássemos os nossos medos mais íntimos – tudo com o cenário de uma paisagem deslumbrante.

Antártida

Na Antártida, a empolgante vida marinha e geleiras enormes tornaram essa viagem mais do que memorável. Pular com o meu caiaque de iceberg para iceberg e deslizar no mar ao lado de baleias gigantes e amigáveis fez dessa expedição um sonho que virou realidade.

Foram necessários dez dias para eu atravessar o oceano na Passagem de Drake, a faixa de água que separa a América do Sul da Antártida. Ficamos lá por 45 dias e enfrentamos diversas aventuras: saltamos das quedas d'água com o caiaque, atravessamos o mar, caminhamos no continente congelado, visitamos várias estações científicas e escorregamos em icebergs enormes.

A Antártida é o local mais fascinante do mundo. Ela faz com que nós nos sintamos pequenos frente à imensidão e ao poder da natureza, mas também produz respeito e admiração pelos fenômenos do planeta.

Índia

Se eu fosse forçado a escolher entre todas as minhas aventuras aquáticas, eu escolheria a Índia.

Localizada no coração do planeta Terra, a Índia tem uma energia maravilhosa e é uma das sociedades mais amigáveis que já conheci. Ela é um local que eu chamo afetuosamente de coração do mundo.

Viajamos mais de 7000 km de carro ao redor da Índia, visitando os pontos sagrados mais icônicos, antes de embarcar em uma grande aventura descendo por rios na fronteira entre a Índia e a China. Em nossas viagens, vivenciamos uma mistura de aventura, cultura e espiritualidade. E desde a nossa chegada na vibrante e agitada cidade de Nova Déli, à nossa visita ao Taj Mahal e outros pontos sagrados na Índia, desenvolvi lentamente uma conexão íntima com o Rio Ganges.

A espiritualidade, o cheiro de incenso, e o meu contato com este símbolo da Índia – o grandioso Rio Ganges – me encheram de fé e esperança. Foi a compreensão de que mesmo no lugar mais poluído com condições desafiadoras, sorrisos ainda estão por toda parte, a purificação é possível, bem como a esperança de um mundo melhor.

Na fronteira entre a Índia e a China, descemos rios limpos e gelados cercados por florestas exuberantes. Conhecer pessoas com características chinesas miscigenadas com indianas foi fascinante, uma ótima fusão cultural! Remamos por montanhas deslumbrantes e rios desafiadores sem muito risco. Que sensação, remar nessas águas! Houve dias a bordo do caiaque com muito pouca comida, mas uma enorme sensação de paz interior. Acampar próximo a pequenas cabanas de famílias isoladas que viviam a vida mais simples nas montanhas me deu uma sensação de grande realização.

Explorar
Paddle & Surf

A aventura começa na beira da água

Lagoa, lago ou oceano? Leve a sua prancha de SUP, surfe ou caiaque e vá para lá!
Kayaking for beginners

Canoagem para iniciantes

Saia da água com a ajuda de nossas dicas e truques!
How to Paddle Board - SUP Tips for Beginners

Como praticar paddle board – Dicas de SUP para iniciantes

Vá para a água com estas dicas simples sobre como praticar stand up paddle!